Skip to main content

ImagemPrémio Municipal do Voluntariado


  2023 - 5ª edição  

- Categoria Coletiva:

1º Prémio
Projeto “Lighthouse Portugal” (farol, em português)- apresentado pela Associação da Comunidade Vale da Benção.
Através de espaços juvenis agradáveis e inclusivos, é objetivo promover o sucesso escolar, combater o abandono escolar e realizar atividades de lazer salutares para um crescimento mais harmonioso. Sempre que possível, serão distribuídas doações, angariadas pelo projeto, às famílias carenciadas que procurarem o “Lighthouse Portugal”

- Categoria singular
1º Prémio
Projeto “Volunteer Portugal”- apresentado por Fernando João da Cruz
Criação de uma plataforma digital destinada à formação de equipas de voluntariado e ao estabelecimento de pontes entre estas, projetos existentes a nível nacional e entidades parceiras.


  2022 - 4ª edição  

- Categoria Coletiva:

1º Prémio
O projeto:
Possibilitar a prática semanal de vela aos utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA - Portimão, proporcionando o desenvolvimento de uma atividade desportiva e terapêutica como ferramenta no processo de reabilitação.

Destinatários: utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA - Portimão

Objetivos:
- Promover a qualidade de vida, o bem-estar e a reabilitação;
- Estimular competências sociais e cognitivas;
- Aumentar a autoestima e promover a reintegração e participação ativa na sociedade.

2º Prémio
O projeto:
Equipar uma carrinha do GRATO com o material de manutenção, ferramentas e bricolage necessário para poder funcionar como oficina de pequenas reparações ao domicílio ao serviço da população mais vulnerável e carenciada do concelho, contribuindo para resolver pequenos problemas do dia-a-dia, como é o caso de um simples arranjo de uma torneira ou de uma fechadura, mas que são significativos para o bem-estar de uma família.

Destinatários: População mais vulnerável e carenciada do concelho de Portimão ( reformados; pessoas com deficiência e agregados em situação de carência económica)

Objetivo do projeto:
proporcionar uma igualdade de oportunidades a toda a comunidade através do apoio de pequenas reparações habitacionais, que irão promover o bem estar do individuo e da sua família.

- Categoria Individual:
Em conformidade com o ponto 2 do art.IV do Regulamento do Prémio Municipal de Voluntariado as candidaturas apresentadas a concurso na categoria individual obtiveram classificação desfavorável, não tendo sido atribuído, por parte do Júri,  qualquer prémio nesta categoria.


  2021 - 3ª edição  

- Categoria Coletiva:
1º Prémio
O projeto «SER na Demência» pertence ao Núcleo do Algarve da Associação Alzheimer Portugal e dirige-se a pessoas com demência e cuidadores, visando dar resposta às necessidades específicas existentes, para uma adequada prestação de cuidados e melhoria da qualidade de vida dos beneficiados, através da criação de serviços de intervenção psicossocial, através do Grupo PsicoEducativo para cuidadores e do Grupo Musical(Mente) com atividades de estimulação pela música.

Menção Honrosa
- Categoria singular
1º Prémio
O projeto “Jardim Sensorial” destina-se à comunidade portimonense, desde bebés até à terceira idade, com o objetivo de criar um espaço ao ar livre enquanto área de lazer, cheio de diferentes sensações, que funcione como uma
ferramenta terapêutica de inclusão social de pessoas com diversos tipos de necessidades que estejam inseridas em escolas e instituições de Portimão, sendo o foco na primeira fase de implantação a criação de uma horta sensorial com ervas aromáticas.

  2020 - 2ª edição  

- Categoria Coletiva:
1 º Prémio
Projeto “ Nutrição Entérica” apresentado pela Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição

Menção Honrosa:
As lavadeiras de Portimão, apresentado pelo MAPS – Movimento para a Problemática da SIDA

- Categoria Singular:
1º Prémio:
Projeto “D´Ar_te”, apresentado por Vanessa Cândido Guimarães


  2019 - 1ª edição  

- Categoria Coletiva:
1.º Prémio:
Projeto “Barbearia Social”, Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição;
Barbearia Social é um projeto que pretende criar as condições para a abertura de uma barbearia acessível a todos aqueles que dela queiram usufruir, com vista a fomentar a integração social através da mudança de imagem, facilitando a sua integração no mercado de trabalho.
Inaugurado no dia 15 de setembro de 20202, funciona às terças-feiras entre as 15h00 e as 17h00 nas instalações da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, localizadas na Rua Diogo Gonçalves.
A Barbearia Social destina-se a pessoas com necessidades e a sem-abrigo, a custo zero, devendo os utilizadores estar inscritos na Cáritas ou noutra instituição sem fins lucrativos da Rede de Emergência Social de Portimão.

Menção Honrosa:
Projeto “Filhos de Ninguém”, Associação de Voluntários Elos de Esperança