ImagemPrémio Municipal do Voluntariado
O Município de Portimão assinala todos os anos, a 5 de dezembro, o Dia Municipal do Voluntariado de forma especial, ao apoiar e a distinguir as melhores práticas de voluntariado, através do Prémio Municipal do Voluntariado.
Esta distinção visa acima de tudo promover o exercício de responsabilidade social e cidadania ativa, estimulando a apresentação de projetos inovadores de voluntariado.
Se tem um projeto na área do voluntariado ou uma ideia inovadora para resolver um problema social aproveite esta oportunidade para ver o seu trabalho reconhecido ou continuar a fazer crescer o seu projeto- fique atento às próximas edições do Prémio Municipal do Voluntariado.

Conheça os Vencedores da IV edição do Prémio Municipal do Voluntariado

O que é o PRÉMIO MUNICIPAL DE VOLUNTARIADO?
O Prémio Municipal do Voluntariado visa distinguir projetos de voluntariado e solidariedade nas áreas de solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação que promovam a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, pessoas idosas, cidadãos portadores de deficiência, sem-abrigo, migrantes, etnias e outros cidadãos em situação vulnerável com impacto mensurável na vida dos destinatários.

Quem se pode candidatar?
O Prémio na edição de 2022 passa a distinguir anualmente quatro projetos melhor classificados, dois na categoria singular e dois na categoria coletivo, correspondendo a um primeiro e segundo lugar. Será entregue como prémio aos primeiros lugares, em ambas as categorias, um apoio pecuniário de 6.500 euros cada, e no caso dos segundos lugares, um apoio de pecuniário de 3.500 euros.
Serão ainda distinguidos com “Menção Honrosa” os dois projetos classificados em terceiro lugar, um na categoria singular e um na categoria coletivo.
Os interessados deverão apresentar a sua candidatura no período de 1 de Julho a 15 de novembro de 2022 mediante preenchimento de formulário digital criado para o efeito, disponibilizado online, de acordo com os termos do regulamento em vigor.
  • Projetos Vencedores

    ImagemPrémio Municipal do Voluntariado


      2022 - 4ª edição  

    - Categoria Coletiva:

    1º Prémio
    O projeto:
    Possibilitar a prática semanal de vela aos utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA - Portimão, proporcionando o desenvolvimento de uma atividade desportiva e terapêutica como ferramenta no processo de reabilitação.

    Destinatários: utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA - Portimão

    Objetivos:
    - Promover a qualidade de vida, o bem-estar e a reabilitação;
    - Estimular competências sociais e cognitivas;
    - Aumentar a autoestima e promover a reintegração e participação ativa na sociedade.

    2º Prémio
    O projeto:
    Equipar uma carrinha do GRATO com o material de manutenção, ferramentas e bricolage necessário para poder funcionar como oficina de pequenas reparações ao domicílio ao serviço da população mais vulnerável e carenciada do concelho, contribuindo para resolver pequenos problemas do dia-a-dia, como é o caso de um simples arranjo de uma torneira ou de uma fechadura, mas que são significativos para o bem-estar de uma família.

    Destinatários: População mais vulnerável e carenciada do concelho de Portimão ( reformados; pessoas com deficiência e agregados em situação de carência económica)

    Objetivo do projeto:
    proporcionar uma igualdade de oportunidades a toda a comunidade através do apoio de pequenas reparações habitacionais, que irão promover o bem estar do individuo e da sua família.

    - Categoria Individual:
    Em conformidade com o ponto 2 do art.IV do Regulamento do Prémio Municipal de Voluntariado as candidaturas apresentadas a concurso na categoria individual obtiveram classificação desfavorável, não tendo sido atribuído, por parte do Júri,  qualquer prémio nesta categoria.


      2021 - 3ª edição  

    - Categoria Coletiva:
    1º Prémio
    O projeto «SER na Demência» pertence ao Núcleo do Algarve da Associação Alzheimer Portugal e dirige-se a pessoas com demência e cuidadores, visando dar resposta às necessidades específicas existentes, para uma adequada prestação de cuidados e melhoria da qualidade de vida dos beneficiados, através da criação de serviços de intervenção psicossocial, através do Grupo PsicoEducativo para cuidadores e do Grupo Musical(Mente) com atividades de estimulação pela música.

    Menção Honrosa
    - Categoria singular
    1º Prémio
    O projeto “Jardim Sensorial” destina-se à comunidade portimonense, desde bebés até à terceira idade, com o objetivo de criar um espaço ao ar livre enquanto área de lazer, cheio de diferentes sensações, que funcione como uma
    ferramenta terapêutica de inclusão social de pessoas com diversos tipos de necessidades que estejam inseridas em escolas e instituições de Portimão, sendo o foco na primeira fase de implantação a criação de uma horta sensorial com ervas aromáticas.

      2020 - 2ª edição  

    - Categoria Coletiva:
    1 º Prémio
    Projeto “ Nutrição Entérica” apresentado pela Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição

    Menção Honrosa:
    As lavadeiras de Portimão, apresentado pelo MAPS – Movimento para a Problemática da SIDA

    - Categoria Singular:
    1º Prémio:
    Projeto “D´Ar_te”, apresentado por Vanessa Cândido Guimarães


      2019 - 1ª edição  

    - Categoria Coletiva:
    1.º Prémio:
    Projeto “Barbearia Social”, Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição;
    Barbearia Social é um projeto que pretende criar as condições para a abertura de uma barbearia acessível a todos aqueles que dela queiram usufruir, com vista a fomentar a integração social através da mudança de imagem, facilitando a sua integração no mercado de trabalho.
    Inaugurado no dia 15 de setembro de 20202, funciona às terças-feiras entre as 15h00 e as 17h00 nas instalações da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, localizadas na Rua Diogo Gonçalves.
    A Barbearia Social destina-se a pessoas com necessidades e a sem-abrigo, a custo zero, devendo os utilizadores estar inscritos na Cáritas ou noutra instituição sem fins lucrativos da Rede de Emergência Social de Portimão.

    Menção Honrosa:
    Projeto “Filhos de Ninguém”, Associação de Voluntários Elos de Esperança

  • Galeria de Fotos

    ImagemPrémio Municipal do Voluntariado



    iconImagemFotoDia Municipal do Voluntariado 2022- – Entrega Prémio Municipal de Portimão - 4ª edição
    Saiba mais AQUI


    iconImagemFoto  Dia Municipal do Voluntariado 2021- – Entrega Prémio Municipal de Portimão - 3ª edição
    Saiba mais AQUI


    iconImagemFoto  Dia Municipal do Voluntariado 2020 – Entrega Prémio Municipal de Portimão - 2ª edição
    Vídeo


    iconImagemFoto  Dia municipal do Voluntariado 2019 - Entrega Prémio Municipal Portimão - 1ª edição
    Saiba mais AQUI


    iconImagemFoto  Barbearia Social- Prémio Vencedor 1ª edição Prémio Municipal Voluntariado
    Saiba mais AQUI

  • Candidaturas

    ImagemPrémio Municipal do Voluntariado



    Os interessados em participar no Prémio Municipal do Voluntariado 2022 deverão apresentar a sua candidatura no período de 1 de Julho a 15 de Outubro de 2022 mediante preenchimento formulário digital criado para o efeito e disponível AQUI

  • Regulamento

    ImagemPrémio Municipal do Voluntariado



    Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas:
    Tel.: 282470830 | Email: candidaturaspvm@cm-portimao.pt
    Câmara Municipal de Portimão | Praça 1º de Maio, 8500-543 Portimão