ADELINO CALADO.
Foi diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos entre 2003 e 2019 onde ficou conhecido como o diretor da ‘escola onde não se chumba’, embora afirme que as coisas não podem ser ditas assim, tendo-se destacado pela forma como organizou o currículo e a própria escola, através de uma liderança pedagógica forte. Licenciado em educação física e desporto e com uma pós-graduação em administração escolar, está aposentado desde Março de 2019 ( com 50 anos de serviço). Formador do Comité Olímpico Internacional, ex-atleta e dirigente federativo, fez ainda parte de Direções de várias escolas
ARIANA COSME. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE, Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo no domínio da Escolaridade Obrigatória, o que justifica a intervenção que, neste âmbito, tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de Câmaras Municipais e de Escolas inseridas em Territórios socialmente vulneráveis, os TEIPs e em Projetos de Inovação Pedagógica, os PPIPs.Foi consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordena o estudo avaliativo sobre a implementação e generalização do referido programa.
Carlos Neto é Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). É atualmente Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos e faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor. É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência” e “Brincar em Cascais”.
DAVID RODRIGUES é Presidente e fundador da Pró-Inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Professor de Educação Especial doutorou-se na Universidade Técnica de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Açores e Coimbra) e estrangeiras (Bélgica, Estados Unidos, Brasil e China). Cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros, dezenas de artigos em revistas da especialidade e integra o Conselho Editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina” e em 2017 o “Distinguished International Leadership Award” concedido pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA) distinção que foi saudada com um Voto de Congratulação unânime da Assembleia da República. Integra o Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e é, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.
Dulce Gonçalves nasceu em 1961 e reside em Almada. Doutorada em Psicologia da Educação, ensina e investiga desde 1987 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, onde exerce como Professora Auxiliar. Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, exerce e investiga sobretudo no domínio da Psicologia das Conceções Pessoais, Dificuldades na Aprendizagem e Aconselhamento Educacional. Criou e coordena o Projeto IDEA (Investigação de Dificuldades para a Evolução na Aprendizagem), sendo autora de vários livros e publicações, bem como de múltiplos materiais de avaliação, estimulação e intervenção, na Leitura e na Escrita, no Cálculo e na Resolução de Problemas, que têm sido desenvolvidos e aplicados em parceria com Escolas e Autarquias, Professores e Psicólogos, no quadro de uma Educação Inclusiva, por uma Abordagem Multinível e uma Nova Era na Educação (NEE).
Edson Natario. Conhecido como CIENTISTA DA COMUNICAÇÃO, escritor e Trainer. Passou por muitas provações, desafios e superações até se tornar autor do livro Discovering Coaching e criador da Teoria Diferenciada.Através da Teoria Diferenciada passou a contribuir para que outras pessoas também reconheçam, lapidem e vivam o próprio diferencial. Defende que através da comunicação podemos tirar tudo o que é valioso da cabeça para o papel, usando uma linguagem direta levar à ação com a melhor solução.A sua vocação é “despertar a consciência e disseminar o amor através da palavra, da comunicação”.É Bacharel em Administração de Empresas, certificado pelo CESUSC; Master International Coach, Certificado pelo Behavioral Institute (BCI); Professional e Executive Coach, Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBCoaching; Analista Alpha Coaching, Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching- SBCoaching; Coach Especialista em Desenvolvimento Profissional, certificado pela Sherpherd & Co, Relações Humanas pela Dale Carnagie Institute... Membro BNI Talento Portugal.
Rui Correia. Professor de História vencedor do prémio Global Teacher Prize Portugal 2019. Conferencista e autor de numerosos estudos de história, património e didáctica da História. Mestre em estudos americanos e consultor para educação da Comissão Europeia (EACEA). Diretor da revista risco (Porto editora). Colunista residente no website educare.pt, desempenhou funções de vice-presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santo Onofre e foi Vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. É pai de 2 filhos.