logotipoCCSeniorPTMSobreiras

O Centro de Convívio de Portimão é uma resposta social de apoio, potenciando a efetivação de um acompanhamento bio-psico-social, através do desenvolvimento de atividades socio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação ativa dos utentes e de acordo com as suas especificidades.

Temos como objetivos:
a) Fomentar as relações interpessoais dos idosos com outros grupos etários;
b) Incentivar a socialização e partilha de experiências entre utentes;
c) Promover atividades de educação/formação, lazer, cultura e recreio;
d) Promover atividades de educação para a saúde.
e) Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
f) Promover um envelhecimento ativo através da prática de atividades lúdicas, pedagógicas, formativas, desportivas na vertente do bem-estar;
g) Promover momentos de interação, convívio e lazer;
h) Promover o acesso à arte e à cultura;
i) Diversificar situações e experiências de aprendizagem tais como a alfabetização e contacto com novas tecnologias;
j) Prestar apoio psicossocial;
k) Fomentar as relações inter e intrapessoais;

EQUIPA
Animadora
Ana Lurdes Ribeiro

Técnico Informática
Pedro Encarnação

SERVIÇOS

Embora seja necessário e imprescindível a efetivação de uma inscrição para aceder aos serviços, o Centro de Convívio Sénior de Portimão assegura, gratuitamente o Fornecimento de uma pequena refeição (lanche) e atividades ocupacionais de carácter sócio recreativo e cultural, que poderão ser desenvolvidas no espaço físico do Centro de Convívio ou no exterior.

As atividades variam de acordo com as necessidades de cada utente, sendo as mesmas planeadas semanalmente. O convívio diário, a ocupação de tempos livres e as atividades lúdicas, desportivas e socioculturais são uma realidade permanente e diária. São assinaladas datas comemorativas com festejos como é o caso dos Santos Populares, da festa de Natal ou do Dia Internacional do Idoso entre outros. Bailes, convívios intergeracionais, rastreios vários, e debates e esclarecimentos de temas atuais, são atividades frequentes que assumem uma importância significativa no quotidiano dos utentes

Inscrição
A inscrição poderá ser realizada em qualquer momento do ano civil através do preenchimento de impresso próprio, a fornecer nas instalações do próprio Centro de Convívio ou na Divisão de Habitação Desenvolvimento Social e Saúde.

Condições de Admissão

A admissão é precedida de uma inscrição gratuita em formulário próprio que poderá ser realizada nas instalações do Centro de Convívio ou na Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde. São admitidas ao Centro de Convívio, pessoas de ambos os sexos na situação de reforma, pré-reforma ou pensionista. No entanto poderão ser admitidos utentes que não preencham estas condições, desde que a sua situação familiar, socioeconómica, ou de isolamento justifique o apoio deste serviço. É imprescindível residir no Concelho de Portimão para que possa frequentar o Centro de Convívio.

Os serviços funcionam em regime aberto, podendo os utilizadores do Centro de Convívio circular livremente dentro e fora das instalações.

CONTACTO

Para mais informações contactar a Divisão de Habitação Desenvolvimento Social e Saúde através do email [email protected] ou via telefone 282 470 731.

Nome:
Centro de Convivo Sénior de Portimão

Morada:
Quinta dos Morais, 3 loja 1, em Portimão

Telefone:
282 470 853 / 282 470 731

Horário: 
- 1 de Abril a 30 de Setembro  |  13h00 às 19h00
- 1 Outubro a 31 de Março  |  12h00 às 18h00