logotipoCCSeniorPTMSobreiras

O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras é uma estrutura de apoio social da Câmara Municipal de Portimão, dirigida, especialmente à comunidade sénior, no combate ao isolamento e à exclusão social, numa zona periférica da cidade e potenciando a efetivação de um acompanhamento bio-psico-social, através do desenvolvimento de atividades socio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação ativa dos utentes.

Temos como objetivos:
a) Prevenir a solidão e o isolamento;
b) Fomentar boas práticas com vista à melhoria das relações interpessoais e intergeracionais;
c) Incentivar a participação na vida ativa e potenciar a inclusão social;
d) Promover atividades de educação/formação, lazer, cultura e recreio;
e) Promover atividades de educação para a saúde;
f) Promover o bem-estar social, numa convivência sã e num ambiente saudável;
g) Promover melhores condições de vida para que os utentes se sintam física e mentalmente capazes de manter alguma autonomia e dependência nas suas atividades de vida diárias;
h) Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
i) Proporcionar momentos de lazer contribuindo para a manutenção do bem-estar bio-psico-social;
j) Estimular/motivar ao sentimento de utilidade na vida social e cultural na comunidade;
k) Promover um envelhecimento ativo através da prática de atividades lúdicas, pedagógicas, formativas, desportivas na vertente do bem-estar;
l) Adaptar os serviços prestados às particularidades de cada utente.

EQUIPA
Animadoras
- Ana Andrés
- Mónica Piecho
- Tânia Bandarrinha

SERVIÇOS
Embora os utentes possam frequentar este Centro de Convívio, mediante inscrição de forma gratuita e usufruindo também de lanche diário, há a possibilidade de ter acesso diário ao almoço, sujeito a vaga disponível, mediante o pagamento de uma mensalidade calculada de acordo com os rendimentos de cada agregado que poderá chegar ao valor máximo de 45€ mensais.

As atividades variam de acordo com as necessidades de cada utente, sendo as mesmas planeadas semanalmente. O convívio diário, a ocupação de tempos livres e as atividades lúdicas, desportivas e socioculturais são uma realidade permanente e diária. São assinaladas datas comemorativas com festejos como é o caso da festa da espiga, dos Santos Populares, da festa de Natal, do dia do Idoso entre outros. Bailes, convívios intergeracionais, rastreios vários e debates e esclarecimentos de temas atuais, são atividades frequentes que assumem uma importância significativa no quotidiano dos utentes.

Inscrição

O utente poderá proceder à inscrição em qualquer momento do ano civil. Deverá candidatar-se através do preenchimento de uma ficha de caracterização, de caráter confidencial, devendo fazer prova das declarações efetuadas, mediante a entrega de cópias de alguns documentos. Sendo, no entanto, imprescindível um atendimento de avaliação com a técnica responsável.

Os serviços funcionam em regime aberto, podendo os utilizadores do Centro de Convívio circular livremente dentro e fora das instalações.

A impossibilidade de a admissão dos utentes prende-se com os seguintes critérios:
a) O candidato sofrer uma doença infectocontagiosa;
b) Sofrer de elevado grau de dependência nas atividades de vida diários (AVD’s);
c) Apresentar perturbações mentais graves que coloque em risco a integridade física dos outros utentes;
d) Sofrer de outras patologias que possam perturbar o bom funcionamento do Centro de Convívio.
e) Não entregar a documentação requerida probatória à candidatura.

Embora com o contexto epidemiológico que se vive, se verifique algumas alterações e restrições no funcionamento do Centro de Convívio, atualmente, este funciona todos os dias úteis entre as 9:30h às 16:00h encerrando apenas na 2ª quinzena de Agosto e na semana entre o Natal e o fim do ano assim como feriados nacionais e municipais.

CONTACTO
Para mais informações contactar a Divisão de Habitação Desenvolvimento Social e Saúde através do email saude.cidadania@cm-portimao.pt ou via telefone 282 470 731.

Nome: Centro de Convivo Sénior Aldeia das Sobreiras
Morada: Rua Gonçalo Zarco n.º 9, Aldeia das Sobreiras, em Portimão.
Telefone: 282 470 884 /282 470 731
Horário: 9h30 às 17h