As Equipas de Intervenção Socioeducativa
A Escola dos dias de hoje debate-se com diversos problemas que interferem na aprendizagem dos alunos. O atual contexto económico e social vem desta forma, influenciar o ambiente escolar que se apresenta cada vez mais conflituoso e carente de ajuda psicológica e social que pode ser melhorada com o reforço de recursos humanos especializados e aptos a contribuir para atenuar desequilíbrios, reforçando de forma favorável a função da Escola e contribuindo para uma sociedade “mais saudável” e equilibrada. Para um melhor desenvolvimento da promoção do sucesso escolar é necessário recorrer a recursos educativos especializados. Neste sentido, o Município de Portimão assumiu um compromisso que deu origem à criação de Equipas de Intervenção Socioeducativa em todos os Agrupamentos de Escolas. Assim, os Agrupamentos de escolas dispõem, desde o ano letivo 2010/2011, de Equipas de Intervenção Socioeducativa constituídas por um técnico superior de psicologia e um técnico superior de serviço social que, conjuntamente com outros técnicos dos respetivos Agrupamentos de Escolas (docentes em geral, Docentes de Educação Especial e outros técnicos especializados), possa ser desenvolvido um trabalho articulado e sequencial de forma a concretizar os objetivos em benefício das crianças/jovens/família/professores do Município. Estas equipas apresentam uma designação própria do serviço, conforme o agrupamento a que estão afetas. A sua área de intervenção abrange Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), conforme se apresenta a seguir:
Equipa sediada na Escola Básica Professor José Buísel:
Ana Rasquinho, Técnica Superior de Psicologia
Rita Batista, Técnica Superior de Serviço Social
Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo
Equipa sediada na Escola Básica D. Martinho Castelo Branco:
Mara Pedro, Técnica Superior de Psicologia
Lígia Correia, Técnica Superior de Serviço Social
As referidas Equipas têm a coordenação de uma Técnica Superior de Psicologia, que estabelece uma relação de grande proximidade com as Técnicas das Equipas de Intervenção Socioeducativa, no sentido de desenvolver um trabalho de articulação e uniformização de procedimentos comuns em todos os Estabelecimentos de Ensino e Educação do Município, dando prosseguimento a uma estratégia municipal de consolidação de projetos a implementar.
Objetivos Gerais do trabalho de das Equipas:
• Promover a articulação com toda a comunidade educativa, contribuindo assim, para a prossecução e concretização de políticas adequadas e eficazes, que visem a melhoria das condições de ensino, detetando e resolvendo, progressivamente, fatores de perturbação ao processo normal de aprendizagem e de igualdade de oportunidades das crianças e jovens do município;
• Promover as condições psico-socioemocionais, a inter-relação entre os diversos elementos família/ escola/ comunidade educativa e prevenindo situações de risco através do reforço dos fatores sociais de proteção, conduzindo desta forma à consolidação do sucesso educativo, no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral da criança/jovem
Objetivos Específicos do trabalho das Equipas:
a) Promover uma educação inclusiva que responda às potencialidades, expectativas e necessidades dos alunos, no âmbito do projeto educativo de cada Agrupamento de Escolas;
b) Contribuir para que aos alunos alcancem, no final da escolaridade obrigatória o «Perfil do Aluno», ainda que, através de percursos diferenciados, cada um progrida com sucesso;
c) Promover o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos capacitando-os para o exercício da cidadania;
d) Contribuir para que o processo de transição entre níveis e modalidades de educação e formação seja indutor do sucesso educativo;
e) Acompanhar os alunos ao longo dos seus percursos educativos e formativos contribuindo para reduzir o abandono escolar e promover o sucesso educativo;
f) Promover a aquisição de estratégias para uma aprendizagem ativa, facilitadora da aprendizagem ao longo da vida, tendo em conta a flexibilidade curricular;
g) Promover o bem-estar dos alunos a reduzir o impacto dos problemas comportamentais, sociais e emocionais no desempenho escolar;
h) Contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente escolar, promovendo junto dos alunos atitudes, valores e comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
i) Promover programas/atividades no âmbito da orientação vocacional, que conduzam os alunos a um processo de tomada de decisão, relativamente ao seu percurso individual, mais eficaz;
j) Contribuir para a melhoria da qualificação e capacitação dos jovens para responderem às exigências do mercado do trabalho, promovendo o empreendedorismo e a proatividade;
k) Articular com os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade, com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas;
l) Promover ações de literacia, sensibilização e formação dirigidas a pais/encarregados de educação e comunidade geral, que visem o sucesso educativo e o bem-estar escolar;
m) Contribuir para que os alunos possam usufruir, sempre que necessário, de apoios sócios educativos, ao dispor da comunidade escolar.
A Escola dos dias de hoje debate-se com diversos problemas que interferem na aprendizagem dos alunos. O atual contexto económico e social vem desta forma, influenciar o ambiente escolar que se apresenta cada vez mais conflituoso e carente de ajuda psicológica e social que pode ser melhorada com o reforço de recursos humanos especializados e aptos a contribuir para atenuar desequilíbrios, reforçando de forma favorável a função da Escola e contribuindo para uma sociedade “mais saudável” e equilibrada. Para um melhor desenvolvimento da promoção do sucesso escolar é necessário recorrer a recursos educativos especializados. Neste sentido, o Município de Portimão assumiu um compromisso que deu origem à criação de Equipas de Intervenção Socioeducativa em todos os Agrupamentos de Escolas. Assim, os Agrupamentos de escolas dispõem, desde o ano letivo 2010/2011, de Equipas de Intervenção Socioeducativa constituídas por um técnico superior de psicologia e um técnico superior de serviço social que, conjuntamente com outros técnicos dos respetivos Agrupamentos de Escolas (docentes em geral, Docentes de Educação Especial e outros técnicos especializados), possa ser desenvolvido um trabalho articulado e sequencial de forma a concretizar os objetivos em benefício das crianças/jovens/família/professores do Município. Estas equipas apresentam uma designação própria do serviço, conforme o agrupamento a que estão afetas. A sua área de intervenção abrange Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), conforme se apresenta a seguir:
Agrupamento de Escolas EB/S da Bemposta
Equipa sediada na Escola EB/S da Bemposta:
Vanessa Sousa, Técnica Superior de Psicologia
Fabiana Nunes, Técnica Superior de Serviço Social
Agrupamento de Escolas Engº Nuno Mergulhão
Equipa sediada na Escola Básica Eng.º Nuno Mergulhão:
Ana Fachadas, Técnica Superior de Psicologia
Sónia Figueiredo, Técnica Superior de Serviço Social
Agrupamento de Escolas Júdice Fialho
Equipa sediada na Escola Básica Júdice Fialho:
Cláudia Xavier, Técnica Superior de Psicologia
Filomena Paraíso, Técnica Superior de Serviço Social
Equipa sediada na Escola Básica Professor José Buísel:
Ana Rasquinho, Técnica Superior de Psicologia
Rita Batista, Técnica Superior de Serviço Social
Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo
Equipa sediada na Escola Básica D. Martinho Castelo Branco:
Mara Pedro, Técnica Superior de Psicologia
Lígia Correia, Técnica Superior de Serviço Social
As referidas Equipas têm a coordenação de uma Técnica Superior de Psicologia, que estabelece uma relação de grande proximidade com as Técnicas das Equipas de Intervenção Socioeducativa, no sentido de desenvolver um trabalho de articulação e uniformização de procedimentos comuns em todos os Estabelecimentos de Ensino e Educação do Município, dando prosseguimento a uma estratégia municipal de consolidação de projetos a implementar.
Objetivos Gerais do trabalho de das Equipas:
• Promover a articulação com toda a comunidade educativa, contribuindo assim, para a prossecução e concretização de políticas adequadas e eficazes, que visem a melhoria das condições de ensino, detetando e resolvendo, progressivamente, fatores de perturbação ao processo normal de aprendizagem e de igualdade de oportunidades das crianças e jovens do município;
• Promover as condições psico-socioemocionais, a inter-relação entre os diversos elementos família/ escola/ comunidade educativa e prevenindo situações de risco através do reforço dos fatores sociais de proteção, conduzindo desta forma à consolidação do sucesso educativo, no sentido de contribuir para o desenvolvimento integral da criança/jovem
Objetivos Específicos do trabalho das Equipas:
a) Promover uma educação inclusiva que responda às potencialidades, expectativas e necessidades dos alunos, no âmbito do projeto educativo de cada Agrupamento de Escolas;
b) Contribuir para que aos alunos alcancem, no final da escolaridade obrigatória o «Perfil do Aluno», ainda que, através de percursos diferenciados, cada um progrida com sucesso;
c) Promover o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos capacitando-os para o exercício da cidadania;
d) Contribuir para que o processo de transição entre níveis e modalidades de educação e formação seja indutor do sucesso educativo;
e) Acompanhar os alunos ao longo dos seus percursos educativos e formativos contribuindo para reduzir o abandono escolar e promover o sucesso educativo;
f) Promover a aquisição de estratégias para uma aprendizagem ativa, facilitadora da aprendizagem ao longo da vida, tendo em conta a flexibilidade curricular;
g) Promover o bem-estar dos alunos a reduzir o impacto dos problemas comportamentais, sociais e emocionais no desempenho escolar;
h) Contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente escolar, promovendo junto dos alunos atitudes, valores e comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
i) Promover programas/atividades no âmbito da orientação vocacional, que conduzam os alunos a um processo de tomada de decisão, relativamente ao seu percurso individual, mais eficaz;
j) Contribuir para a melhoria da qualificação e capacitação dos jovens para responderem às exigências do mercado do trabalho, promovendo o empreendedorismo e a proatividade;
k) Articular com os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade, com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas;
l) Promover ações de literacia, sensibilização e formação dirigidas a pais/encarregados de educação e comunidade geral, que visem o sucesso educativo e o bem-estar escolar;
m) Contribuir para que os alunos possam usufruir, sempre que necessário, de apoios sócios educativos, ao dispor da comunidade escolar.
Áreas de Intervenção
1. Apoio psicológico e psico-sociopedagógico
A intervenção a este nível recorre a um conjunto de ações e estratégias que promovem o bem-estar e o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens durante o seu percurso escolar destacando-se assim:
1.1 Os Programas de Competências Pessoais e Sociais
Sempre que se verifica a necessidade, as Técnicas intervêm em turmas do Ensino Regular (do pré-escolar ao 3º ciclo), através da articulação com o educador de infância, professor titular ou diretor de turma.
São exemplo disso:
- “Açúcar, não obrigada” – aplicado a turmas do 1º ciclo
- “Crescer com emoção” – aplicado a turmas do 5º ano
1.2. A Promoção do envolvimento parental
As Técnicas da Equipas de Intervenção Socioeducativa promovem o envolvimento das famílias nas diferentes dimensões da vida escolar, incluindo a participação em reuniões e processos de tomada de decisão.
Disponibiliza informação clara sobre opções educativas e formativas, sensibilizando-os para a importância do apoio nas decisões vocacionais.
Desenvolvem ações de sensibilização no sentido de reforçar competências parentais relacionadas com o desenvolvimento, aprendizagem, bem-estar e saúde mental, entre outras.
2. Desenvolvimento Vocacional e de Carreira
Neste âmbito, desenvolvem-se ações que visam capacitar os alunos a identificar as suas competências e interesses, a tomar decisões e a gerirem o seu percurso individual no ensino. Destaca-se o seguinte Programa:
2.1 Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira
O Programa insere-se no Domínio “Mundo do Trabalho” e “Empreendedorismo”, do 3º grupo de carácter opcional para qualquer ano de escolaridade, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Em relação ao Perfil do Aluno, pretende desenvolver as seguintes competências: “desenvolvimento pessoal e autonomia”, “relacionamento interpessoal”, “informação e comunicação” e “pensamento critico e pensamento criativo”.
Todas as turmas do 9º ano beneficiam de um Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira, no decorrer do ano letivo.
O programa é geralmente aplicado na hora de formação cívica/cidadania em parceria com o diretor de turma, e tem como objetivo principal desenvolver competências de tomada decisão, contribuindo assim para uma maior eficácia do planeamento da progressão dos estudos. No âmbito do Programa anteriormente apresentado são ainda desenvolvidas periodicamente, as seguintes atividades:- Sessão para Pais/Encarregados de Educação: “Para melhor escolher”, no âmbito da Startwork;- Sessão para alunos do 9º ano: “Quem Sou…o que faço” – no âmbito da Startwork;- Encontro de Voluntariado/Associativismo “Ajuda a construir”, destinado a alunos do 8º e 9º ano, no âmbito do março Jovem;- Newsletter Enviado para os pais com informação sobre o programa exploração vocacional;- Visitas às escolas, entre outras;
3. Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa
As Equipas articulam com diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas. Neste âmbito são desenvolvidas ações de informação/sensibilização em parceria com outras entidades, nomeadamente PSP, Saúde Escolar, GRATO, APAV, entre outras. O trabalho das equipas tem contribuído de forma bastante positiva para minimizar os problemas socioeducativos que têm vindo a surgir nos vários Agrupamentos de Escolas.
3.1. Programa de Competências Pré-Leitoras
O Programa de Promoção de Competências Pré-leitoras, envolve os cinco Agrupamentos de Escolas de Portimão em contexto de educação pré-escolar, na sequência da parceria estabelecida entre o Município e o Serviço de Psicologia do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve (UAlg).
Este programa, constituído por 20 sessões, pretende minimizar as dificuldades a nível da aprendizagem da leitura e da escrita.
1. Apoio psicológico e psico-sociopedagógico
A intervenção a este nível recorre a um conjunto de ações e estratégias que promovem o bem-estar e o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens durante o seu percurso escolar destacando-se assim:
1.1 Os Programas de Competências Pessoais e Sociais
Sempre que se verifica a necessidade, as Técnicas intervêm em turmas do Ensino Regular (do pré-escolar ao 3º ciclo), através da articulação com o educador de infância, professor titular ou diretor de turma.
São exemplo disso:
- “Açúcar, não obrigada” – aplicado a turmas do 1º ciclo
- “Crescer com emoção” – aplicado a turmas do 5º ano
1.2. A Promoção do envolvimento parental
As Técnicas da Equipas de Intervenção Socioeducativa promovem o envolvimento das famílias nas diferentes dimensões da vida escolar, incluindo a participação em reuniões e processos de tomada de decisão.
Disponibiliza informação clara sobre opções educativas e formativas, sensibilizando-os para a importância do apoio nas decisões vocacionais.
Desenvolvem ações de sensibilização no sentido de reforçar competências parentais relacionadas com o desenvolvimento, aprendizagem, bem-estar e saúde mental, entre outras.
2. Desenvolvimento Vocacional e de Carreira
Neste âmbito, desenvolvem-se ações que visam capacitar os alunos a identificar as suas competências e interesses, a tomar decisões e a gerirem o seu percurso individual no ensino. Destaca-se o seguinte Programa:
2.1 Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira
O Programa insere-se no Domínio “Mundo do Trabalho” e “Empreendedorismo”, do 3º grupo de carácter opcional para qualquer ano de escolaridade, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Em relação ao Perfil do Aluno, pretende desenvolver as seguintes competências: “desenvolvimento pessoal e autonomia”, “relacionamento interpessoal”, “informação e comunicação” e “pensamento critico e pensamento criativo”.
Todas as turmas do 9º ano beneficiam de um Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira, no decorrer do ano letivo.
O programa é geralmente aplicado na hora de formação cívica/cidadania em parceria com o diretor de turma, e tem como objetivo principal desenvolver competências de tomada decisão, contribuindo assim para uma maior eficácia do planeamento da progressão dos estudos. No âmbito do Programa anteriormente apresentado são ainda desenvolvidas periodicamente, as seguintes atividades:- Sessão para Pais/Encarregados de Educação: “Para melhor escolher”, no âmbito da Startwork;- Sessão para alunos do 9º ano: “Quem Sou…o que faço” – no âmbito da Startwork;- Encontro de Voluntariado/Associativismo “Ajuda a construir”, destinado a alunos do 8º e 9º ano, no âmbito do março Jovem;- Newsletter Enviado para os pais com informação sobre o programa exploração vocacional;- Visitas às escolas, entre outras;
3. Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa
As Equipas articulam com diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas. Neste âmbito são desenvolvidas ações de informação/sensibilização em parceria com outras entidades, nomeadamente PSP, Saúde Escolar, GRATO, APAV, entre outras. O trabalho das equipas tem contribuído de forma bastante positiva para minimizar os problemas socioeducativos que têm vindo a surgir nos vários Agrupamentos de Escolas.
3.1. Programa de Competências Pré-Leitoras
O Programa de Promoção de Competências Pré-leitoras, envolve os cinco Agrupamentos de Escolas de Portimão em contexto de educação pré-escolar, na sequência da parceria estabelecida entre o Município e o Serviço de Psicologia do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve (UAlg).
Este programa, constituído por 20 sessões, pretende minimizar as dificuldades a nível da aprendizagem da leitura e da escrita.
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