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Equipas de Intervenção Socioeducativa

A Escola dos dias de hoje debate-se com diversos problemas que interferem na aprendizagem dos alunos. Para um melhor desenvolvimento da promoção do sucesso escolar é necessário recorrer a recursos especializados. Neste sentido o Município de Portimão assumiu um compromisso que deu origem à criação de Equipas de Intervenção Socioeducativa em todos os Agrupamentos de Escolas.

As equipas têm como objetivo articular, com toda a comunidade educativa, contribuindo assim para a prossecução e concretização de políticas adequadas e eficazes, que visem a melhoria das condições de ensino, detetando e resolvendo, progressivamente, fatores de perturbação ao processo normal de aprendizagem e de igualdade de oportunidades das crianças e jovens do município.

As mesmas contribuem para o desenvolvimento integral da criança/jovem, promovendo as condições psico-socio-emocionais, a inter-relação entre os diversos elementos família/ escola/ comunidade educativa e prevenindo situações de risco através do reforço dos fatores sociais de proteção, conduzindo desta forma à consolidação do sucesso escolar.

Assim, os Agrupamentos de escolas dispõem, desde o ano letivo 2010/2011, de Equipas de Intervenção Socioeducativa constituídas por um técnico superior de psicologia e um técnico superior de serviço social, que conjuntamente com outros técnicos dos respetivos Agrupamentos de Escolas (docentes em geral, professores de educação especial e outros técnicos especializados) possa ser desenvolvido um trabalho articulado e sequencial de forma a concretizar os objetivos em benefício das crianças/jovens/família/professores do Município. Estas equipas apresentam uma designação própria do serviço conforme o agrupamento a que estão afetas. A sua área de intervenção abrange Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Escolas do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, conforme se apresenta a seguir:

A Equipa sediada na Escola EB/S da Bemposta tem a seguinte constituição:
• Vanessa Sousa, Técnica Superior de Psicologia
• Fabiana Nunes, Técnica Superior de Serviço Social
• Filomena Paraíso, Técnica Superior de Serviço Social

A Equipa sediada na escola EB 2,3 Professor José Buísel tem a seguinte constituição:
• Ana Rasquinho, Técnica Superior de Psicologia
• Lígia Correia, Técnica Superior de Serviço Social

A Equipa sediada na escola E.B. 2,3 D. Martinho Castelo Branco tem a seguinte constituição:
• Mara Pedro, Técnica Superior de Psicologia
• Lígia Correia, Técnica Superior de Serviço Social

A equipa sediada na escola E.B. 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, tem a seguinte constituição:
• Ana Fachadas, Técnica Superior de Psicologia
• Fabiana Nunes, Técnica Superior de Serviço Social

A equipa sediada na escola E.B. 2,3 Júdice Fialho tem a seguinte constituição:
• Cláudia Xavier, Técnica Superior de Psicologia
• Filomena Paraíso, Técnica Superior de Serviço Social

As referidas Equipas têm a coordenação de uma Técnica Superior de Psicologia, que estabelece uma relação de grande proximidade com os Técnicos das Equipas de Intervenção Socioeducativa, no sentido de dar prosseguimento a uma estratégia municipal de consolidação de procedimentos e de projetos a implementar, de forma uniforme entre toda a rede escolar concelhia.

O trabalho das equipas tem contribuído de forma bastante positiva para minimizar problemas socioeducativos que, até então, dificilmente conseguiam ser contornados, devido ao reduzido número de técnicos especializados dentro dos vários Agrupamentos de Escolas. Uma parte do trabalho dos técnicos reflete-se nos gráficos seguintes:

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Alunos de percursos diferenciados acompanhados pelos técnicos
das Equipas de Intervenção socioeducativasocioeducativa3