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Covid - 19 | Dúvidas frequentes e respostas do Município de Portimão 
 
  • ÉPOCA BALNEAR 2020 / PRAIAS
    Tenho de levar máscara para a praia?
    Sim, recomenda-se o use de máscara nos acessos, sendo obrigatória nos espaços fechados como apoio de praia, sanitários públicos.

    Como é que posso saber se uma praia tem ocupação elevada?
    Antes de ir à praia deve verificar a afluência às praias próximas através da app InfoPRAIA. Se já estiver na praia verifique a informação sobre a capacidade da praia através da bandeira triangular verde, amarela ou vermelha.
    Consulte AQUI

    Qual o distanciamento entre chapéus de sol?
    Deve manter um distanciamento de 3 metros entre chapéus de grupos diferentes.

    Existem doseadores de higienização para mãos nas praias?
    Sim, nas principais entradas das praias do concelho estão colocados doseadores de higienização para que todos possam lavar

    Se tiver dúvidas ou necessitar de ajuda na praia a quem posso recorrer?
    Contacte com um dos nossos Assistentes de Praias, que estão devidamente fardados e tem como objectivo acompanhar, monitorizar, sensibilizar e informar os utentes para a adoção de comportamentos seguros neste período de exceção. Os Assistentes de Praia detêm formação dos Cursos Técnicos de Proteção Civil e de Salvamento em Meio Aquático, atuando em 8 pontos ao longo de todas as praias do concelho, num total de 24 assistentes a cargo do Município de Portimão.

    Posso utilizar os chuveiros?
    Não. Os chuveiros interiores estão todos encerrados e os exteriores encontram-se desativados não podendo ser utilizados.

    Posso andar descalço nos acessos à praia e na praia?
    Na circulação nos passadiços, nos apoios de praia e sanitários públicos deve sempre utilizar calçado. Descalço só na areia.

    É permitido jogar à bola?
    Não são permitidas atividades desportivas que envolvam duas ou mais pessoas.

    Consulte AQUI toda a informação sobre a ÉPOCA BALNEAR.

  • ABASTECIMENTO DE ÁGUA
    O que fazer caso ocorra uma rotura ou avaria no abastecimento de água?
    A EMARP garante operação, manutenção e reparação de avarias de todas as infraestruturas dos sistemas de abastecimento. Caso se verifique alguma ocorrência poderá ligar para: 282 400 260.
     
    Como poderei comunicar a leitura do meu contador?
    Poderá comunicar a sua leitura por e-mail, pela área de cliente ou através da central telefónica (282 400 260 - opção leituras) efetuando os seguintes pontos: 1º PASSO: Introduza o n.º de cliente e finalize com # 2º PASSO: Introduza o n.º de contribuinte e finalize com # 3º PASSO: Introduza a leitura do contador (apenas os números a preto) e finalize com # 4º PASSO: Para confirmar a leitura prima 0 (zero)
     
    Como poderei efetuar o pagamento das minhas faturas?
    Poderá recorrer ao pagamento através de transferência bancária ou através de multibanco. Para obter estes dados poderá entrar em contacto com a EMARP através do número de telefone referido ou através do e-mail: tesouraria@emarp.pt. Caso sejam detetadas situações anómalas relacionadas com o funcionamento dos sistemas, solicita-se contacto direto com a EMARP. 

    Consulte AQUI informação detalhada
  • ATENDIMENTO
    É obrigatório o uso de máscara em que situação?
    O USO DE MÁSCARA OBRIGATÓRIO NOS TRANSPORTES PÚBLICOS, SERVIÇOS PÚBLICOS, ESCOLAS (exceto crianças em jardins de infância e creches) E LOJAS
    As máscaras devem ser utilizadas por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, especificamente: deslocações a supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, escolas, creches, local de trabalho, ente outros.

    ATENÇÃO: A utilização da máscara não substituí as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos.

    Saiba AQUI como colocar, utilizar e remover a máscara. 

    Tenho um assunto para tratar com a Câmara posso deslocar-me?
    Numa fase de desconfinamento começaram a reabrir ao público um conjunto de serviços municipais, com condicionamentos e medidas de proteção que visam garantir a segurança de trabalhadores e utentes.
    É privilegiado o atendimento presencial por marcação prévia junto de cada um dos serviços municipais. Evite deslocações desnecessárias aos serviços. Opte pelo telefone ou email.
    Consulte AQUI

    A EMARP está aberta e a funcionar normalmente?
    Desde o dia 4 de maio de 2020, a EMARP retomou o atendimento ao público no horário habitual, nos dias úteis, das 8h30 às 17h30, sendo, contudo necessário cumprir algumas regras para acesso ou permanência nas suas instalações, nomeadamente a obrigatoriedade de uso de máscara.
    Relembramos os contactos que deverão ser utilizados:
    Telefónico: 282 400 260
    Eletrónico: geral@emarp.pt
    Atendimento: atendimento@emarp.pt
    Tesouraria: tesouraria@emarp.pt
    e em www.emarp.pt (área de cliente).
    Consulte AQUI informação detalhada

    Existe algum equipamento municipal aberto?
    Sim. Já existem equipamentos municipais abertos, mediante restrições legais em vigor.
    Consulte a AQUI 

    Preciso de ajuda psicológica - alguém me pode ajudar?
    Sim, diariamente, das  8:00  às 20:00 horas é possível solicitar a ajuda de um profissional (psicólogo) através da linha Proteção 24: 808 282 112. 
  • ATIVIDADES DE LAZER/DESPORTIVAS
    Posso praticar desporto nos Parques Vitavó ou Parque Street Work Out da Praia da Rocha?
    Não. Todos os equipamentos de pratica informal estão encerrados e não podem ser utilizados.
     
    Posso ir ao parque infantil ou ao jardim com os meu filhos?
    Não. Os espaços verdes e de fruição pública do concelho de Portimão estão condicionados, não sendo permitido o seu acesso.
     
    Posso ir à pesca?
    Estão suspensas todas as atividades de lazer incluindo a pesca lúdica.
  • EMPREGO/DESEMPREGO/EMPRESAS
    Como posso pedir subsídio de desemprego durante o período de emergência?
    O pedido de subsídio de desemprego pode ser efetuado online no site o www.iefponline.pt.
    + info: https://app.seg-social.pt/ e https://iefponline.iefp.pt/IEFP/
     
    Sou trabalhador a recibos verdes. Como poderei solicitar apoio? 
    Deverá aceder aos formulários da Segurança Social em: www.seg-social.pt/formulários
    + info: www.seg-social.pt
     
    Como posso obter informações sobre os apoios a micro empresas/empresas?
    As medidas destinadas aos cidadãos e às empresas até ao momento anunciadas, que têm como objetivo preservar emprego e a capacidade produtiva das empresas, podem ser consultadas em: 
  • MIGRANTES/ ESTRANGEIROS RESIDENTES
    Não falo Português onde posso obter informação noutro idioma?
    A Câmara Municipal de Portimão disponibiliza informação sobre as medidas locais e informações diversas em inglês no seu site em: 

    A Médicos do Mundo também disponibiliza um guia com informação, conselhos e orientações básicas para combate da COVID-19, traduzido em mais de 20 idiomas em: 
    https://www.medicosdomundo.pt/noticia/covid-19-guia-com-orientacoes-basicas-para-combate-da-covid-19-em-mais-de-20-idiomas 

    O CLAIM- Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Portimão continua a fazer atendimento? 
    O atendimento presencial ao público está encerrado mas o CLAIM Portimão continua a dar todo o apoio aos migrantes através de contacto telefónico e/ou por email.
    📞 282 470 830 / 282 470 818   📧 claim.portimao@cm-portimao.pt
     
    Através destes contactos os migrantes continuam a ter um ponto de acolhimento e informação em toda esta fase de pandemia, onde poderão esclarecer dúvidas e receber apoio ao nível dos pedidos referentes ao SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

    Se é um cidadão estrangeiro com processo pendente no SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, saiba que:

    - O serviço de atendimento ao público do SEF encontra-se definitivamente encerrado, em todo o país, desde 27/03/2020;

    - Todos os cidadãos estrangeiros com processos pendentes à data da declaração do Estado de Emergência (19 de Março), encontram-se em situação de permanência regular em Território Nacional;

    - Os comprovativos do pedido (documento de manifestação de interesse ou pedido emitido pelas plataformas de registo em uso no SEF, agendamento ou recibo, conforme aplicável), atestam a situação de permanência regular;

    - Estes documentos são considerados válidos perante todos os serviços públicos, designadamente para obtenção do número de utente, acesso ao Serviço Nacional de Saúde ou a outros direitos de assistência à saúde, acesso às prestações sociais de apoio, celebração de contratos de arrendamento, celebração de contratos de trabalho, abertura de contas bancárias e contratação de serviços públicos essenciais;

    - Os agendamentos encontram-se suspensos, sendo remarcados, pela mesma ordem e em termos de igualdade, a partir de 1 de Julho de 2020, salvo casos relacionados com a saída urgente de território nacional, ou perda de documentos.

    Esta medida engloba todos os cidadãos com processos pendentes, independentemente da sua fase, bem como todos os agendamentos marcados, sendo que os cidadãos estrangeiros nesta situação deverão aguardar contato pelo SEF.

    - Consulte o Guia Prático- Perguntas & Respostas (Alto Comissariado para as Migrações)

    - Conheça as Medidas Excepcionais e Temporárias

    Para mais informação consulte:
    https://www.acm.gov.pt/-/covid-19-medidas-orientacoes-e-recomendacoes

  • MERCADOS E FEIRAS
    O Mercado encontra-se a funcionar no horário normal?
    O Mercado da Avenida São João Deus encontra-se a operar no horário normal de funcionamento, mas condicionado a um máximo de 100 pessoas (de cada vez). Apenas mediante a saída de um cliente será permitida a entrada de outro. As entradas e saídas são monitorizadas para garantir as melhores condições de segurança aos clientes e operadores.
    +info: https://tinyurl.com/covid19portimao
     
    O Mercado Mensal e a Feira de Velharias realizam-se em abril?
    O Mercado Mensal encontra-se suspenso por tempo indeterminado, sendo esta informação válido para a Feira de Velharias.
  • MOBILIDADE E ESTACIONAMENTO
    O circuito urbano “Vai e Vem” continua a funcionar normalmente?
    O Vai e Vem mantém o funcionamento normal, tendo reduzido a sua lotação para metade (lugares sentados e em pé). Todas as ENTRADAS e SAÍDAS devem efetuar-se apenas pela PORTA TRASEIRA. Não é necessária a validação dos títulos de transporte. Recomenda-se, ainda, que: evite deslocações desnecessárias; respeite todas as regras profiláticas e de distanciamento social aplicáveis.
     
  • SINTOMAS COVID 19- COMO PROCEDER E ONDE FAZER O RASTREIO
    Em caso de sintomas respiratórios ou febre, deve em primeiro lugar contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) que, após a avaliação encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.
     
    Fique a saber que o Centro de Saúde de Portimão tem uma área dedicada à COVID-19

    A ADC – Comunidade nos Cuidados de Saúde Primários é uma área destinada apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo SARS-CoV-2, por equipas constituídas por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.

    A funcionar num espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de covid-19, o ADC- Comunidade é composto por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes.

    Horário de funcionamento: todos os dias úteis, entre as 8h00 e as 20h00

    Na sequência da entrada de Portugal na fase de mitigação da pandemia de covid-19, a Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve abriu ainda para além do Centro de Saúde de Portimão, também mais duas áreas dedicadas ao novo coronavírus nos cuidados de saúde primários em Olhão e Tavira.
     

    Em Portimão onde posso fazer os testes prescritos nas ADC Comunidade/Centros de Saúde e através do SNS24?
    A ARS Algarve, em articulação com os laboratórios convencionados da região, criou desde já uma rede de Postos de Colheita Covid-19 convencionados, distribuídos pelo Algarve.

    Em Portimão:
    Laboratório João Josino da Costa
    Edifício Desafio, Avenida São João de Deus, Loja n.º 3 r/c 8500-000
    Contacto: 282 424 250
    Horário: 2ª a Sábado das 8H30 às 12H30.
     
    AQUALAB Portimão
    Rua Melvin Jones, Lote 6, r/c. Loja B 8500-396
    Contacto: 289 580 898
    Horário: 2ª a Sábado das 8H30 às 12H30
     
    ATENÇÃO! É necessária marcação prévia para a realização dos testes.
     

    Centro de rastreio móvel para diagnosticar o Coronavírus em Portimão
    Uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, a ALGARVE BIOMEDICAL CENTRE e os Laboratórios AQUALAB, permitiu a entrada em funcionamento, com mais segurança e comodidade para os profissionais e os cidadãos, dos primeiros testes à COVID-19 no centro de rastreio móvel, DRIVE THRU do Portimão Arena. Estas instalações estão devidamente certificadas pelas autoridades de saúde.
  • VOLUNTARIADO
    Estou disponível para ajudar quem mais precisa, como posso fazer? 
    As pessoas que se quiserem juntar à bolsa de voluntariado já existente e ajudar a assegurar apoio às instituições em determinadas atividades e/ou a nível da implementação de medidas sociais da autarquia, poderão contactar os serviços da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde:
    282 470 830 / 282 470 859 | accao.social@cm-portimao.pt