Atividades Complementares de Ação Educativa - Uma viagem pelos Livros

Objectivos:
Consolidar o papel da Biblioteca Pública e da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de hábitos de leitura.
Motivar crianças e jovens para a leitura, criando oportunidades de leitura e contacto com os livros nas bibliotecas.
Manter a cooperação entre as escolas e as bibliotecas em articulação com o Plano Nacional de Leitura.

Actividades a desenvolver:

Histórias de enContar
historias encontar
Resumo da actividade a desenvolver:
“O sapateiro pobre” - Promover a leitura “animada” de um conto, com o objetivo de formar novos leitores.

Público-alvo: Pré-escolar e 1º Ciclo
Calendarização 10h00 - Marcações prévia junto dos Serviços da Biblioteca

Ateliê Grandes Histórias pequenos livros

grandes historias pequenos livros
Resumo da actividade a desenvolver:
Abordagens temáticas e criativas de pequenas/grandes realidades, através da leitura dinamizada de contos infantis.

Público-alvo: Alunos do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo
Calendarização 10h00 - Marcação prévia junto dos serviços da Biblioteca Municipal de Portimão

À descoberta da Biblioteca - Visitas guiadas e Práticas de Animação
descoberta da biblioteca 1
Resumo da actividade a desenvolver:
Apresentar, em pormenor, todo o espaço da Biblioteca Municipal e o seu funcionamento.
Elucidar qual o lugar de cada documento nas estantes, como os procurar, como devem manusear e usá-los e, por fim, onde os devem colocar após a sua consulta.
Explicar como se produzem e se desenvolvem as atividades de promoção da leitura para crianças.

Público-alvo:: Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º ciclos, Ensino Secundário e Universitário
Calendarização: 10h00 - Marcação prévia junto dos serviços da Biblioteca Municipal de Portimão