Logotipo
Prémio
Catálogo Bibliográfico
Agenda
Contatos


Inaugurada a 6 de novembro de 1993 e envergando o nome de um dos mais ilustres cidadãos portimonenses e reconhecido escritor, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes é hoje um espaço privilegiado de leitura e contacto com o universo da literatura. Promover e desenvolver serviços e atividades diversificadas, que contribuam para o acesso livre da comunidade ao conhecimento, à cultura e à informação, é a grande missão deste espaço que faz parte das infraestruturas concelhias de cultura e que pertence à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e à Rede de Bibliotecas Municipais do Algarve.

As bibliotecas municipais são centros de democracia, que fortalecem e promovem o envolvimento de toda a comunidade, pelo que A Biblioteca Municipal de Portimão continua a investir na Aprendizagem ao Longo da Vida e a contribuir com atividades e serviços – presenciais e on-line – alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
  • Comunidade
  • Concursos
  • Ofertas
    A Biblioteca recebe ofertas particulares, de instituições ou projetos alternativos
     
    A Biblioteca Municipal de Portimão aceita ofertas de documentos, exceto:
    1- Manuais escolares (fora da campanha de recolha de Manuais Escolares que se realiza sempre em setembro), enciclopédias, documentos fotocopiados, multimédia desatualizados, em formato descontinuado ou em mau estado;
    2- Exemplares riscados, danificados ou em mau estado;
    3- Títulos com conteúdos desatualizados.
     
    A Biblioteca reserva para si o direito de dispor das ofertas de acordo com o que considerar mais conveniente para o Fundo Documental, podendo estas ofertas ser ou não integradas na coleção.

    Os documentos que não passem a integrar a coleção podem ser oferecidos a outras instituições, integrados em projetos ou enviados para a reciclagem.

    Os exemplares, uma vez oferecidos, não podem ser devolvidos ao ofertante.
  • Digital
  • Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes
    Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes - Há 20 Anos a Partilhar Leituras

    Os benefícios cognitivos, económicos e sociais e gerados pela prática da leitura têm sido amplamente estudados e demonstrados. Os Clubes de Leitura são uma das iniciativas mais eficazes de fomento desta prática, contribuindo para o crescimento dos hábitos de leitura e do prazer de ler e para o desenvolvimento das competências leitura.
    São muitos os Clubes de Leitura que, graças à interação social entre os seus membros, estimulada de forma ativa, vigilante e criativa pelos seus moderadores, promovem este trabalho com grande sucesso, juntando assiduamente grupos de pessoas que se encontram para discutir livros e leituras num ambiente presencial, online ou misto.

    O Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes foi criado em 2002, tendo obtido um subsídio para apoio ao seu desenvolvimento do Serviço de Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian. Começou por funcionar com 2 grupos de 20 membros com idades entre os 18 e os 78.

    Todos os livros, e já se contam mais de 200, são uma descoberta para cada um, por eles se elevam vozes de lealdade com certos escritores, se destronam personagens e se evocam outros textos, outras histórias.

    Tomados pelo quente do chá, cada membro desabafa o que lhe ficou no silêncio da sua leitura. Mais do que partilhar ideias ou experiências, os membros desejam dar (sem receber em troca por vezes) o que lhes tocou em cada página, em cada frase, partilham lamentos, gargalhadas, ironias, expressões como “chorei tanto”, “quero ler mais deste autor”, “não gostei nada”, “pus de lado”.

    Em cada sessão, estão presentes, em média, 15 membros e os livros são ou adquiridos pela Câmara Municipal de Portimão ou emprestados por outros clubes de leitura do Algarve.

    O objetivo inicial mantém-se: continuar a ler o mesmo livro ao mesmo tempo e, num dia e hora combinados, os membros juntam-se para comentar as páginas lidas.

    Com Clarice Lispector conhecemos o quotidiano das famílias e falámos do nosso, com “A bela adormecida vai à escola” destronámos um rei para acordar as princesas da nossa História. Teixeira Gomes permitiu falar, e muito, das gentes singulares e dos costumes do Algarve. O poeta que se casou ficou esquecido por alguns, ou nem foi lido por outros, os novos, pelo que Skármeta será a nossa próxima leitura, porque ao longo dos anos, uns deixaram de aparecer e outros passaram a membros honorários, mas todos os anos, o Clube de Leitura recebe membros novos, entram nas sessões de mente aberta para partilharem as suas experiências à espera de ouvirem diferentes imagens e interpretações das mesmas passagens lidas. Vêm do Canadá, de Lagos, de Ferragudo, de Lisboa ou Portalegre, são estrangeiros em casa própria, trazem novidades de lá e para lá levam as nossas leituras.

    Muitos escritores também partilharam connosco o que sentiram quando escreveram aquelas histórias. Pepetela, Mário de Carvalho, Maria do Vale Cartaxo, Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, António Manuel Venda, Hernán Neira, Joaquim Mestre, José Luís Peixoto, Luandino Vieira, Pedro Sena-Lino, António Lobo Antunes.

    Partilhámos experiências e trocámos sugestões com clubes de leitura da vizinha Andaluzia. Fomos ao teatro, ao cinema, ouvimos música, jantámos e bebemos chocolate quente, sempre com o livro na mão e as histórias no pensamento. Trocámos ideias, muitas ideias, sobre o que são clubes de leitura, como funcionam e como se mantêm ativos quando organizámos o I Encontro de Clubes de Leitura do Algarve, evento que contou com a participação de 250 membros de clubes de leitura. Visitámos igrejas, museus e conhecemos outras bibliotecas.

    Lemos portugueses, clássicos, atuais e estrangeiros. Lemos italianos, húngaros, americanos e iranianos. “Budapeste” veio com Chico Buarque de Holanda. Passámos também com “Marlboro Sarajevo” pela antiga Jugoslávia e olhámos para a cultura russa com “Sónetchka” e de Ivan Bunin com “O amor de Mítia” ou um “Convite para uma decapitação” de Nabokov.

    Muitas leituras ainda deram lugar a cursos de escrita criativa, workshops de riso e palavras, palestras sobre literatura comparada com Paula Mendes Coelho onde o padre é analisado nas telas de Paula Rego, ouvimos ainda contos para adultos, navegámos na internet e criámos perfis de facebook. Tivemos sessões de poesia erótica, odes quase à desgarrada e muitas conversas. Comemorámos os dias de Reis com bolos e Vinho do Porto, provámos receitas indianas e iranianas, comemos castanhas assadas e bebemos ginjinha e ainda de mãos carinhosas pelámos sardinhas em agosto. Lemos poesia, teatro, policiais, contos infantis, biografias, crónicas e notícias. Fomos também nós notícia em jornais locais.

    Hoje, mais do que nunca, 20 anos passados, vale a coragem de recordar estas leituras, estas pessoas, que leem, que sentem o que leem e fazem da leitura e dos livros a sua casa e na biblioteca pública o demonstram. Em tempo de regressar à normalidade sem máscaras vale a coragem da partilha, da conquista individual, do ler sozinho e acompanhado, do estar presente. Vale a coragem de afirmar que não se leu, que se vai ler, que logo se vê.

    Sessões presenciais mensais – 21h00 – só para membros.

    calendarioClubeLeitura

    Para mais informações envie email ou telefone
  • Para Dúvidas
    • Chefe de Divisão de Bibliotecas e Documentação
    Estela Belchior, Técnica Superior
    Contacto

    • Apoio aos Polos de Leitura
    Abílio Carvalho, Assistente Técnico
    Contacto

    • Apoio Biblioteca Central
    Ana Lourenço, Assistente Técnica
    Contacto

    • Serviço Educativo/Apoio Bibliotecas Escolares
    Ana Magina, Técnica Superior
    Contacto

    • Serviço Educativo/Atividades Complementares de Ação Educativa
    Isabel Jordão, Assistente Técnica
    Contacto

    • Serviço Educativo/Atividades para Famílias
    Cristina Rodrigues, Técnica Superior
    Contacto

    • Apoio ao Leitor
    Cristina Augusto, Técnica Superior
    Contacto

    • Sugestões de leitura
    Patricia Borralho, Assistente Técnica
    Contacto

    • Ofertas
    Piedade Romão Bartolomeu, Assistente Técnica
    Contacto

    • Logística e Necessidades Técnicas
    Rolando Rebelo, Assistente Técnico
    Contacto

    • Clube de Leitura
    Celeste Lopes, Assistente Técnica
    Contacto

    • Cedências de espaços
    Carla Nunes, Assistente Técnica
    Contacto

    • A Acontecer na sua Biblioteca
    Fátima Silva, Assistente Técnica
    Contacto
  • Apoio ao leitor
  • Rede
    As pessoas precisam de bibliotecas, abertas, acolhedoras, onde se promova o respeito mútuo de valores, sentimentos e opiniões.

    Na Biblioteca de Portimão existe espaço para quem quiser realizar um espetáculo, um concerto ou lançar o seu primeiro livro. Há espaço para todos e para todos temos espaço.

    Queremos, também, que este espaço seja um lugar de informação segura numa época em que a informação nos chega a todo o momento e onde existe tanta desinformação.
    Manter a nossa comunidade informada é uma das nossas preocupações.

     Polos de Leitura
     Bibliotecas Municipais do Algarve – BIBAL
     Bibliotecas Escolares