Desde 1 de abril de 2022 passou a ser competência da autarquia assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) que passa pelo seguinte:

Atendimento Social: presta atendimento, informação e orientação a pessoas e famílias e dá uma resposta social de primeira linha em situação de emergência e/ ou crise social.
Acompanhamento social: funciona de forma complementar e seguinte ao atendimento social com vista a prestar apoio técnico , não pontual, a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, implicando a definição, contratualização e monitorização de um plano de intervenção.

Objetivos:
a) Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
b) Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
c) Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
d) Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
e) Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
f) Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;
g) Atribuir apoio pecuniário de carácter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica após avaliação e diagnóstico social efetuado pelas técnicas.

Equipa Técnica: a intervenção técnica do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) é assegurada por uma equipa composta por 4 técnicos da área social, 2 da autarquia, tendo sido contratualizado com a Santa Casa da Misericórdia de Alvor e com a Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º Dezembro o apoio de 2 técnicos da área social para o atendimento social e o desenvolvimento das ações de acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Local e Horário de Atendimento:
Câmara Municipal de Portimão
Rua Pé da Cruz, porta nº 9
Horário de atendimento: 2F a 6ªF , das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, mediante marcação prévia ao balcão ou por telefone nº 282 470 830