Operação de Reabilitação Urbana

Logotipo Regeneração Urbana  
 
Caracterização do edificado 
Uma equipa, constituída por técnicos do município de Portimão, vai dar início ao levantamento da caracterização do edificado existente área de Regeneração Urbana da ARU de Portimão-centro histórico, pelo que será solicitada a colaboração de munícipes residentes ou proprietários das habitações localizadas nessa área, para o preenchimento de uma ficha de caracterização do edificado de cada habitação.
Os técnicos municipais responsáveis por este trabalho estarão devidamente identificados e credenciados para o efeito, podendo e devendo se identificarem aos munícipes que futuramente serão contactos. Estima-se que esta fase decorra durante o primeiro semestre de 2015.
A área delimitada da ARU - centro histórico, tem sofrido ao longo dos tempos um acentuado decréscimo populacional, verificando-se o abandono e estado de degradação do edificado.
Pretende a Câmara através de uma operação de reabilitação Urbana inverter este ciclo e implementar uma estratégia de requalificação e revitalização do centro antigo de Portimão.
Para tal foi delimitada a ARU – centro histórico, e aprovada em reunião ordinária em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 307/2009 de 23 de outubro com as alterações introduzidas pela Lei n.º32/2012 de 14 de Agosto e definida uma estratégia de operação de reabilitação urbana simples, dirigindo-se à reabilitação do edificado, num quadro articulado de coordenação e apoio da respetiva execução. E aprovados apoios e incentivos fiscais, bem como isenções e reduções de taxas para obras de reabilitação de edifícios.
 
Em termos sintéticos os benefícios são os seguintes: 
Tipos de Benefícios  Caracterização 
Imposto sobre o rendimento de Pessoas Singulares (IRS) Dedução à coleta de 30% dos encargos suportados pelo proprietário relacionados com a reabilitação, até ao limite €500.
Mais-valias Tributação à taxa reduzida de 5%, quando estas sejam inteiramente decorrentes da alienação de imóveis reabilitados em ARU.
Rendimentos Prediais Tributação à taxa reduzida 5% após a realização das obras de recuperação
Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) Isenção por um período de 5 anos, o qual pode ser prorrogado por mais 5 anos
Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) Isenção na 1ª transmissão de imóvel reabilitado em ARU, destinado exclusivamente a habitação própria e permanente
Regime especial de taxas municipais Reduções e isenções de taxas Municipais em conformidade com o disposto no art.º67º do DL n.º 307/2009 de 23 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Lei 32/2012 de 14 de Agosto
 
Em caso de necessidade de contacto, por parte dos munícipes, sugere-se os seguintes:
Tel.: 282 470 831 | geral@cm-portimao.pt