Logotipo Mercado             O maior espaço de “FRESCOS” da cidade! 

Aqui tudo está à mão!
Amplo espaço e muitas opções de escolha, do peixe à carne, passando pelos legumes ou pelo pão, sem esquecer a saborosa fruta e os hortícolas, são alguns dos principais motivos de satisfação dos clientes, que procuram acima de tudo frescura, variedade e higiene. Fazer compras no Mercado Avenida São João Deus é uma agradável experiência, que permite a troca de sugestões, o pedido de esclarecimentos, a amena cavaqueira entre compradores e vendedores, num ambiente informal e atrativo.
Caras conhecidas de todos os dias, de sorriso acolhedor fazem os compradores voltar com gosto, deambulando de forma confortável e funcional pelas zonas de pescados e de talhos, pelas charcutarias, pela área das carnes brancas, pelo espaço das frutas e legumes, pelas padarias, tudo devidamente ordenado. Depois, ainda, é possível comprar um ramo de flores, solicitar os bons ofícios do sapateiro, tomar ou comer qualquer coisa na área de restauração, comprar um jornal ou uma revista na papelaria, enfim, um pequeno grande mundo de oportunidades!
O horário repartido por dois períodos facilita bastante a vida de todos. Aos sábados de manhã, das 07h00 às 14h00, a animação aumenta, bem como as opções de escolher, pois os pequenos agricultores da região vêm à cidade vender as suas colheitas. A circulação é funcional, sem complicações desnecessárias basta apenas passear de secção em secção e escolher o que se deseja, ao melhor preço. 
 
Horário: Segunda a Sexta-feira: 07h00-14h00 / 17h00-20h00
Sábados: 07h00 às 14h00 | Encerra ao domingo 
 

Atendimento Apoio Administrativo

Segunda a sexta-feira: 09h00 - 13h00 e 14h00 - 16h30.
 
Localização: Piso 1  |  Mercado da Avenida São João de Deus
Tel.: +351 282 432 416  |  E-mail: geral@cm-portimao.pt

História

Sem capacidade para o aprovisionamento racional dos locais de venda, com uma funcionalidade reduzida e, por consequência, sem espaços que permitissem apresentar a qualidade e a agressividade comercial adequadas, o tempo encarregou-se de tornar inadequado o antigo mercado municipal.
Era premente abraçar os recentes conceitos comerciais de mercados municipais e responder com soluções inovadoras que acompanhassem as novas ideias do comércio a retalho e, simultaneamente, respeitassem as exigências dos novos padrões de consumo, nomeadamente ao nível da higiene e segurança alimentar, com a consequente melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.
Assim, no intuito de dar uma nova vida ao Mercado, a Câmara Municipal de Portimão e a SIMAB, SA, tomaram a decisão de estudar e colocar em prática um plano de intervenção e o consequente projecto de instalação de um novo Mercado que no seu culmino permitiu:

- Renovar e modernizar o tecido empresarial directamente envolvido no Mercado da Avenida São João de Deus;
- Reorganizar e redefinir a função comercial do Mercado, considerando as expectativas e as necessidades do binómio operador/consumidor;
- Tornar o mercado mais atractivo comercialmente, com a consequente revitalização comercial e urbanística da sua envolvente;
- Melhorar a qualidade, higiene e segurança alimentar; Promover o escoamento e a valorização dos produtos locais.
 
Mercado em Obra
obras1
Aquando da intervenção no novo Mercado, e com o objectivo de não prejudicar a atividade dos operadores envolvidos, foram consideradas algumas linhas de orientação, designadamente:
- A construção de um novo edifício, com funcionalidades motivadoras para a atividade daqueles que lá iriam operar e a sua transferência para este novo espaço dotado de condições de higiene, de condições técnicas e tecnológicas, que garantissem a eficiência e rentabilidade da sua atividade, a qualidade dos produtos transacionáveis e o bem-estar dos seus clientes;
- Implementação de ações de formação para melhorar a adaptação funcional e comercial dos operadores e retalhistas às condições e exigências do novo Mercado;
- Uma estratégia de promoção e marketing do novo Mercado que o afirmasse, no espírito dos consumidores, como a superfície comercial preferencial no concelho de Portimão para a compra de produtos perecíveis.
 
Registo Fotográfico:
 
obras2
Perspectiva da obra do novo Mercado Municipal de Portimão na Avenida São João de Deus.
Fonte: Arquivo CMP/Fotógrado: Miguel Veterano - Janeiro 2005
 
obras3
Perspectiva da entrada principal do Mercado.
Fonte: Arquivo CMP - Julho 2007.
 
obras4
Perspetiva interior dos módulos Hortifrutícolas do Mercado.
Fonte: Arquivo CMP - Julho 2007.

Modelo de Gestão

Com um modelo de gestão reconhecedor do conceito de mercado municipal enquanto estrutura tradicional de comércio retalhista de proximidade, e face aos elementos físicos, à geografia urbana e às características do funcionamento da sua actividade comercial, o Mercado da Avenida São João de Deus procura introduzir elementos de mudança nos fatores deficitários em relação à concorrência feita por outros modelos comerciais que apresentam evidentes vantagens comparativas, à luz da realidade que o antigo mercado municipal mostrava.
 
Mudar, só foi possível, através de uma gestão racional e profissionalizada do Mercado:
- Regulamentando, organizando e promovendo o seu bom funcionamento;
- Definindo direitos e deveres, formas de participação, bem como princípios gerais e orientadores da actividade do Mercado;
- Promovendo a sua imagem de marca e publicitária de uma forma dinâmica e consistente.
 
Condições Gerais de Acesso
- Celebração de um Contrato de Utilização do Espaço, até ao máximo do período do contrato de concessão do Mercado.
- Com a celebração do contrato, haverá lugar ao pagamento das seguintes taxas:
 
Taxa de acesso
Estabelecida como contrapartida do acesso ao gozo e benefícios do Mercado. A comercialização destes espaços efectua-se por concurso ou leilão, sendo que a base de licitação é definida em função da área e do tipo de espaço;
 
Taxa de utilização
Contrapartida de utilização do espaço, dos serviços prestados e da integração e funcionamento da atividade no Mercado, a pagar mensalmente, no âmbito do Contrato de Utilização de Espaço.
- O pagamento da Taxa de Acesso será de 20% no acto de assinatura do contrato de utilização do espaço, e de 80% com a entrega do mesmo.
- O espaço será entregue com as características construtivas, de acabamentos e infra-estruturas descritos na Ficha Comercial.
- A taxa de utilização será devida a partir da data do início de funcionamento do Mercado ou da instalação do operador e liquidada em prestação mensal.
- Com a entrega do espaço será prestada uma caução, destinada a garantir as obrigações emergentes do contrato de utilização, em valor equivalente a três meses do valor da taxa de utilização.
- Quando necessárias, as obras de adaptação dos espaços carecem de aprovação prévia da entidade gestora do equipamento, sendo as despesas por conta do operador. As referidas obras poderão vir a ser executadas, por solicitação do operador, por esta empresa.
- Em nenhuma circunstância serão devolvidas quaisquer verbas resultantes de direitos de ocupação não exercidos.
- O funcionamento do Mercado está sujeito às regras estabelecidas em Regulamento Interno Geral (2007). IconPDF Regulamento Interno Geral 2007

Outras Valências

Carrinhos de compras
Faça as suas compras com toda a comodidade, transporte os seus produtos até à sua viatura. 

Eco óleo
Ponto de recolha de óleo alimentar usado, situado no parque de estacionamento (piso -1).

Horário alargado
Segunda a sexta-feira: Manhã: 07h00 - 14h00 | Tarde: 17h00 - 20h00
Sábado: 07h00 às 14h00 

Mobilidade reduzida
A pensar na acessibilidade o mercado tem dois acessos para pessoas com mobilidade reduzida, uma junto à saída do parque subterrâneo, pelos elevadores e outra pela entrada oeste do edifício do mercado.

Multibanco
No exterior do mercado é possível levantar dinheiro para suas compras de última hora. 

Parque de estacionamento coberto (piso -1):
Segunda a sexta-feira das 07h00 às 20h00  |  Sábados e feriados das 07h00 às 16h00  |  Encerra ao domingo.
Tarifa: 1.ª hora gratuita; após a 1.ª hora, cada 15 min. extra € 0,25. 

Parque de estacionamento exterior
Situado na lateral do edifício do mercado com 80 lugares de estacionamento 

Pilhão
Ponto de recolha de pilhas usadas, situado no parque de estacionamento (piso -1). 

Sítio dos Fresquinhos*
Leve consigo os seus filhos e faça as suas compras tranquilamente enquanto eles se divertem neste espaço dedicado aos mais pequenos.
*Espaço não vigiado. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto. 

Transporte urbano Vai e Vem
Mesmo que não possua viatura, pode dizer que tem como ir e vir ao mercado, o Vai e Vem para mesmo ali ao lado. 

Wi-fi
Acesso gratuito à Internet através de sistema Wi-Fi

Outros Serviços

Loja Ponto JA Portimão
Avenida São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, Lojas 15 e 16
8500-508 Portimão  |  Tel.:282 033 291  |  E-mail: juventude@cm-portimao.pt
Horário de funcionamento: segunda a sexta 10h00-13h00/14h00-18h00

Um espaço público dedicado aos jovens do município.
Aqui podes: Consultar a Internet; Fazer o cartão-jovem e o cartão de alberguista; Utilizar a mediateca; Solicitar aconselhamento em algumas áreas ligadas à juventude; Utilizar o equipamento informático; Imprimir documentos; entre outros.


Gabinete de Aconselhamento Juvenil
Avenida São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, Lojas 15 e 16
8500-508 Portimão  |  Tel.:282 033 291  |  E-mail: juventude@cm-portimao.pt

Avaliação e Prescrição da Atividade Física: 3.ªs feiras, 14h30 e as 16h30
Psicologia Clínica e Educacional: 6ªs feiras, 14h30 e as 16h30
Nutrição e Enfermagem: para jovens com idades entre os 12 e os 25 anos
Informações e marcações na Loja Ponto JA


Instituto Geográfico – Delegação de Portimão
Avenida São João de Deus, Edifício do Mercado Municipal, 8500-508 Portimão