Cartão Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência

Requerimento Social Cartão Municipal Pessoa Portadora Deficiência
maisFacilBaixo

Quem pode usufruir deste cartão?
Podem beneficiar do cartão todos os cidadãos com mais de 16 anos residentes no concelho de Portimão, que sejam consideradas pessoas portadoras de deficiência conforme estipulado no n.º1 do artigo2.º da Lei 8/89, de 2 de Maio.

Como obter o cartão?
O Cidadão deverá dirigir-se aos serviços de Atendimento da Divisão de Habitação Desenvolvimento Social e Saúde – Unidade Saúde e Cidadania com os seguintes documentos: duas fotografias tipo passe; fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão; Documento comprovativo de residência; Relatório médico comprovativo da deficiência que é portador; Preencher o Formulário de inscrição (inserir formulário)

Que benefícios?
Acesso ao projeto “Atendimento e Apoio Social de Proximidade”
• Serviço de Apoio Social destinado aos que residem nas zonas limítrofes do concelho, através de acompanhamento psicossocial, prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico.

Horário de Funcionamento:
quartas-feiras das 09h30 às 13h com visitas à Ladeira do Vau, Rasmalho, Alfarrobeiras, Porto de Lagos entre outros locais.

Acesso ao espaço internet do Município de Portimão
O espaço internet é concebido como um serviço público gratuito destinado ao acesso dos cidadãos às novas Tecnologias de Informação e Internet. Existem dois espaços que tem equipamento facilitador para pessoas com baixa visão, invisuais e pessoas com mobilidade condicionada.

Locais:
Portimão – Quinta dos Morais, n.º 3, loja N.º1 (próximo Bombeiros);
Mexilhoeira Grande – Escola EB2,3 da Mexilhoeira Grande

Comércio Tradicional
Diversos estabelecimentos comerciais do concelho associaram-se a este projeto promovendo descontos especiais aos portadores do Cartão de Pessoa Portadora de Deficiência. Todos os estabelecimentos aderentes estão devidamente identificados com o dístico “Portimão Acessível” na montra.

Vai e Vem Circuito Urbano
O Vai e Vem é um meio de transporte rápido, prático e económico para o dia-a-dia. A apresentação do Cartão da Pessoa Portadora de Deficiência irá permitir a obtenção de um desconto de 40% na mensalidade do passe.
Para adquirir o passe, deverá dirigir-se á bilheteira da Frota Azul (junto à Casa Inglesa) com a seguinte documentação: 1 foto; 5€ para despesas de emissão de passe; Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão; Cartão da Pessoa Portadora de Deficiência.