No âmbito das emergências de saúde pública estão preparadas no concelho de Portimão 4 (quatro) Zonas de Apoio à População (ZAP), com 853 camas, nas 3 freguesias do concelho. Estes espaços, que foram validados pela autoridade de saúde, possuem grau de prontidão imediato e são operacionalizados em articulação com a Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde.

A ZAP4 além de servir as necessidades do concelho, assume ainda a resposta regional como Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR).

Estão ainda constituídas, com o apoio de unidades hoteleiras, 3 Zonas de Reserva Social (ZRS), que permite alojar profissionais de saúde e agentes de proteção civil que se encontrem expostos a maior risco e que pretendem reservar-se do seu agregado familiar ou para alojar profissionais de saúde que reforçaram o SNS nas unidades de Portimão.

protcivil5

ZAP – Zona de Apoio à População